Sexta-feira, 19 de Março de 2010

 

- Pois eu tenho pai e mãe, mas não tenho mais nada.
- Mais nada?
- Não tenho local de nascimento.
- E qual é o problema?
- Não percebes? A identidade não está completa. Todos precisamos de sentir qual a pertença, a relação do próprio com o mundo.
- Não vejo necessidade disso. Somos todos uma parcela de um Todo, todos contribuímos para o conjunto, por mais insignificante que seja o nosso pensamento, as nossas palavras ou as atitudes e acções que desenvolvermos.
- Pois, pois. Mas a nossa identidade só fica completa com um lugar, ou de nascimento ou de ligação sentimental. Ninguém gosta de sentir que não tem um país para registar, para amar, não ter ligação cultural e histórica com um povo. Não saber sequer o que é uma vivência de bairro, de cultura local.
- Queres dizer que falta integração social mais alargada que a da família íntima?
- Nós somos um conjunto, como os da matemática, e temos igualmente regras que nos permitem ampliar o nosso ser em relação a uma vivência pessoal-social.
- Mas podemos ter isso tudo por relação sentimental e não por relação administrativa.
- Pois podemos, mas algo embaraça esse elo quando falta o registo comum.
- Talvez sirva de consolo o lembrar todos os que foram, e são, massacrados por pertencerem a determinada política, ou país, sem, de modo algum, terem tido possibilidade de escolha quanto às atitudes a tomar em casos de conflito.
- Não interessa, há a sensação, ou não há, de elo social comum que ultrapassa o martírio para se fixar no conjunto a que se pertence.
- Resumindo, referes-te à importância do sentimento de exclusão ou de admissão para o equilíbrio do ser.
- Nem mais!


publicado por eva às 00:53 | link do post | comentar

mais sobre mim
Fevereiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28


posts recentes

Meu Amor Meu

Pecado

Fogo que arde

Coração embalsamado

Lógica humana

Deixamos fugir os dias

Parcela de um Todo

Ando por aí

Tudo pode ser útil

Quero...

arquivos

Fevereiro 2011

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

tags

poesia

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds